UX Design para transformação de um produto em SaaS
UX Design para transformação de um produto em SaaS
UX Design para transformação de um produto em SaaS
Como ajudei a transformar uma plataforma do mercado de energia em um produto SaaS com usabilidade amigável, mesmo com poucas referências de mercado por ser um produto extremamente disruptivo num nicho ainda pouco explorado.
Como ajudei a transformar uma plataforma do mercado de energia em um produto SaaS com usabilidade amigável, mesmo com poucas referências de mercado por ser um produto extremamente disruptivo num nicho ainda pouco explorado.
Como ajudei a transformar uma plataforma do mercado de energia em um produto SaaS com usabilidade amigável, mesmo com poucas referências de mercado por ser um produto extremamente disruptivo num nicho ainda pouco explorado.
Papel
UX Designer
Papel
UX Designer
Papel
UX Designer
Segmento
Mercado de Energia Solar
Segmento
Mercado de Energia Solar
Segmento
Mercado de Energia Solar
Duração
9 meses
Duração
9 meses
Duração
9 meses
O Desafio
O Desafio
O Desafio
Transformar uma plataforma do mercado de energia, que foi criada por engenheiros de software com recursos altamente personalizados e pouco escaláveis, em um produto SaaS (software as a service) com usabilidade amigável, mesmo com poucas referências de mercado por ser um produto extremamente disruptivo num nicho ainda pouco explorado.
Transformar uma plataforma do mercado de energia, que foi criada por engenheiros de software com recursos altamente personalizados e pouco escaláveis, em um produto SaaS (software as a service) com usabilidade amigável, mesmo com poucas referências de mercado por ser um produto extremamente disruptivo num nicho ainda pouco explorado.
Transformar uma plataforma do mercado de energia, que foi criada por engenheiros de software com recursos altamente personalizados e pouco escaláveis, em um produto SaaS (software as a service) com usabilidade amigável, mesmo com poucas referências de mercado por ser um produto extremamente disruptivo num nicho ainda pouco explorado.
O Contexto
O Contexto
O Contexto
No Brasil, o mercado de energia solar ainda é muito mistificado apesar das recentes evoluções, muitas empresas iniciam suas atividades nesse ramo sem saber exatamente como operar.
O papel desta plataforma era facilitar e otimizar essa operação, além de ensinar as empresas como executar suas atividades da melhor forma.
No Brasil, o mercado de energia solar ainda é muito mistificado apesar das recentes evoluções, muitas empresas iniciam suas atividades nesse ramo sem saber exatamente como operar.
O papel desta plataforma era facilitar e otimizar essa operação, além de ensinar as empresas como executar suas atividades da melhor forma.
No Brasil, o mercado de energia solar ainda é muito mistificado apesar das recentes evoluções, muitas empresas iniciam suas atividades nesse ramo sem saber exatamente como operar.
O papel desta plataforma era facilitar e otimizar essa operação, além de ensinar as empresas como executar suas atividades da melhor forma.
O Processo de Design
O Processo de Design
O Processo de Design
Algumas etapas foram seguidas para garantir o sucesso da reformulação do produto, cobrindo todas as frentes necessárias
Algumas etapas foram seguidas para garantir o sucesso da reformulação do produto, cobrindo todas as frentes necessárias
Algumas etapas foram seguidas para garantir o sucesso da reformulação do produto, cobrindo todas as frentes necessárias
Identificando “gaps” na construção da plataforma
Identificando “gaps” na construção da plataforma
Identificando “gaps” na construção da plataforma
Por ter sido feita sem designers na equipe, existiam muitas falhas de usabilidade e interface desconexa com boas práticas de arquitetura de informação e modelo mental dos usuários. Nosso papel aqui era reverter esse cenário, o que nos levou à próxima etapa.
Fluxos intermináveis e confusos
Interface sem nenhum padrão
Arquitetura de informação sem hierarquia
Falta de revisão heurística
Baixa performance das funcionalidades
Nomenclatura de termos
Por ter sido feita sem designers na equipe, existiam muitas falhas de usabilidade e interface desconexa com boas práticas de arquitetura de informação e modelo mental dos usuários. Nosso papel aqui era reverter esse cenário, o que nos levou à próxima etapa.
Fluxos intermináveis e confusos
Interface sem nenhum padrão
Arquitetura de informação sem hierarquia
Falta de revisão heurística
Baixa performance das funcionalidades
Nomenclatura de termos
Por ter sido feita sem designers na equipe, existiam muitas falhas de usabilidade e interface desconexa com boas práticas de arquitetura de informação e modelo mental dos usuários. Nosso papel aqui era reverter esse cenário, o que nos levou à próxima etapa.
Fluxos intermináveis e confusos
Interface sem nenhum padrão
Arquitetura de informação sem hierarquia
Falta de revisão heurística
Baixa performance das funcionalidades
Nomenclatura de termos
Pesquisa qualitativa
Pesquisa qualitativa
Pesquisa qualitativa
Nesta etapa utilizamos entrevistas de aproximadamente 40 minutos a fim de aprofundar e conhecer o modelo mental dos usuários, identificando padrões para a construção das personas que direcionariam a reforma da plataforma (data driven design).
Nesta etapa utilizamos entrevistas de aproximadamente 40 minutos a fim de aprofundar e conhecer o modelo mental dos usuários, identificando padrões para a construção das personas que direcionariam a reforma da plataforma (data driven design).
Nesta etapa utilizamos entrevistas de aproximadamente 40 minutos a fim de aprofundar e conhecer o modelo mental dos usuários, identificando padrões para a construção das personas que direcionariam a reforma da plataforma (data driven design).
Etapas da Pesquisa
Etapas da Pesquisa
Etapas da Pesquisa
Consolidação da Pesquisa
Consolidação da Pesquisa
Consolidação da Pesquisa
Após realizar as entrevistas foi realizado um workshop para o agrupamento das informações. Esse agrupamento de dados é fundamental para nortear os resultados e insights da pesquisa. O primeiro passo foi preencher um quadro com todas as informações relevantes extraídas das entrevistas. Após essa etapa agrupamos as informações em categorias que identificamos com base nas informações listadas e por fim debatemos cada informação e extraímos informações e insights para o projeto.
Após realizar as entrevistas foi realizado um workshop para o agrupamento das informações. Esse agrupamento de dados é fundamental para nortear os resultados e insights da pesquisa. O primeiro passo foi preencher um quadro com todas as informações relevantes extraídas das entrevistas. Após essa etapa agrupamos as informações em categorias que identificamos com base nas informações listadas e por fim debatemos cada informação e extraímos informações e insights para o projeto.
Após realizar as entrevistas foi realizado um workshop para o agrupamento das informações. Esse agrupamento de dados é fundamental para nortear os resultados e insights da pesquisa. O primeiro passo foi preencher um quadro com todas as informações relevantes extraídas das entrevistas. Após essa etapa agrupamos as informações em categorias que identificamos com base nas informações listadas e por fim debatemos cada informação e extraímos informações e insights para o projeto.
Pesquisa quantitativa
Pesquisa quantitativa
Pesquisa quantitativa
Esta etapa teve como objetivo levantar dados em maior escala quanto ao uso da plataforma, coletando também alguns insights sobre como os usuários entendem que é sua operação ideal.
Utilizamos aqui os seguintes métodos:
Aplicação de CSAT e NPS com clientes (Via formulário)
Implementação do Hotjar
Implementação do Google Analytics e Tag Manager
Esta etapa teve como objetivo levantar dados em maior escala quanto ao uso da plataforma, coletando também alguns insights sobre como os usuários entendem que é sua operação ideal.
Utilizamos aqui os seguintes métodos:
Aplicação de CSAT e NPS com clientes (Via formulário)
Implementação do Hotjar
Implementação do Google Analytics e Tag Manager
Esta etapa teve como objetivo levantar dados em maior escala quanto ao uso da plataforma, coletando também alguns insights sobre como os usuários entendem que é sua operação ideal.
Utilizamos aqui os seguintes métodos:
Aplicação de CSAT e NPS com clientes (Via formulário)
Implementação do Hotjar
Implementação do Google Analytics e Tag Manager
Personas
Personas
Personas
O processo de construção de personas neste mercado tem uma complexidade muito grande, pois existem muitos atores em contato com a plataforma, nosso papel aqui, foi tentar condensar padrões de comportamento comuns a estes atores e traduzí-los para guiar a construção das jornadas.
Aqui utilizamos as seguintes abordagens:
Protopersonas
Dinâmicas com times envolvidos
Brainstorming
O processo de construção de personas neste mercado tem uma complexidade muito grande, pois existem muitos atores em contato com a plataforma, nosso papel aqui, foi tentar condensar padrões de comportamento comuns a estes atores e traduzí-los para guiar a construção das jornadas.
Aqui utilizamos as seguintes abordagens:
Protopersonas
Dinâmicas com times envolvidos
Brainstorming
O processo de construção de personas neste mercado tem uma complexidade muito grande, pois existem muitos atores em contato com a plataforma, nosso papel aqui, foi tentar condensar padrões de comportamento comuns a estes atores e traduzí-los para guiar a construção das jornadas.
Aqui utilizamos as seguintes abordagens:
Protopersonas
Dinâmicas com times envolvidos
Brainstorming
Jornada do usuário e modelos de negócio
Jornada do usuário e modelos de negócio
Jornada do usuário e modelos de negócio
Estruturamos um modelo de jornada no qual o usuário passava por um fluxo “core” obrigatório, juntamente com opcionais para expansão de funcionalidades aumentando a remuneração.
Estruturamos um modelo de jornada no qual o usuário passava por um fluxo “core” obrigatório, juntamente com opcionais para expansão de funcionalidades aumentando a remuneração.
Estruturamos um modelo de jornada no qual o usuário passava por um fluxo “core” obrigatório, juntamente com opcionais para expansão de funcionalidades aumentando a remuneração.
Wireframes e testes
Wireframes e testes
Wireframes e testes
Big Numbers após o processo
Big Numbers após o processo
Big Numbers após o processo
Conclusão
Conclusão
Conclusão
A pesquisa com os usuários nos possibilitou entender melhor esse público. Ao conhecer melhor o dia a dia desse perfil, identificamos suas dores e desejos, como eles interagem com sua usina, o que conhecem sobre essa tecnologia e o que podemos oferecer para que possam ter uma melhor experiência, além de pontos a serem explorados no futuro.
A pesquisa com os usuários nos possibilitou entender melhor esse público. Ao conhecer melhor o dia a dia desse perfil, identificamos suas dores e desejos, como eles interagem com sua usina, o que conhecem sobre essa tecnologia e o que podemos oferecer para que possam ter uma melhor experiência, além de pontos a serem explorados no futuro.
A pesquisa com os usuários nos possibilitou entender melhor esse público. Ao conhecer melhor o dia a dia desse perfil, identificamos suas dores e desejos, como eles interagem com sua usina, o que conhecem sobre essa tecnologia e o que podemos oferecer para que possam ter uma melhor experiência, além de pontos a serem explorados no futuro.
Copyright 2024 by Luiz Sérgio
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