UX Design para transformação de um produto em SaaS

UX Design para transformação de um produto em SaaS

UX Design para transformação de um produto em SaaS

Como ajudei a transformar uma plataforma do mercado de energia em um produto SaaS com usabilidade amigável, mesmo com poucas referências de mercado por ser um produto extremamente disruptivo num nicho ainda pouco explorado.
Como ajudei a transformar uma plataforma do mercado de energia em um produto SaaS com usabilidade amigável, mesmo com poucas referências de mercado por ser um produto extremamente disruptivo num nicho ainda pouco explorado.
Como ajudei a transformar uma plataforma do mercado de energia em um produto SaaS com usabilidade amigável, mesmo com poucas referências de mercado por ser um produto extremamente disruptivo num nicho ainda pouco explorado.

Papel

UX Designer

Papel

UX Designer

Papel

UX Designer

Segmento

Mercado de Energia Solar

Segmento

Mercado de Energia Solar

Segmento

Mercado de Energia Solar

Duração

9 meses

Duração

9 meses

Duração

9 meses

O Desafio

O Desafio

O Desafio

Transformar uma plataforma do mercado de energia, que foi criada por engenheiros de software com recursos altamente personalizados e pouco escaláveis, em um produto SaaS (software as a service) com usabilidade amigável, mesmo com poucas referências de mercado por ser um produto extremamente disruptivo num nicho ainda pouco explorado.

Transformar uma plataforma do mercado de energia, que foi criada por engenheiros de software com recursos altamente personalizados e pouco escaláveis, em um produto SaaS (software as a service) com usabilidade amigável, mesmo com poucas referências de mercado por ser um produto extremamente disruptivo num nicho ainda pouco explorado.

Transformar uma plataforma do mercado de energia, que foi criada por engenheiros de software com recursos altamente personalizados e pouco escaláveis, em um produto SaaS (software as a service) com usabilidade amigável, mesmo com poucas referências de mercado por ser um produto extremamente disruptivo num nicho ainda pouco explorado.

O Contexto

O Contexto

O Contexto

No Brasil, o mercado de energia solar ainda é muito mistificado apesar das recentes evoluções, muitas empresas iniciam suas atividades nesse ramo sem saber exatamente como operar.

O papel desta plataforma era facilitar e otimizar essa operação, além de ensinar as empresas como executar suas atividades da melhor forma.

No Brasil, o mercado de energia solar ainda é muito mistificado apesar das recentes evoluções, muitas empresas iniciam suas atividades nesse ramo sem saber exatamente como operar.

O papel desta plataforma era facilitar e otimizar essa operação, além de ensinar as empresas como executar suas atividades da melhor forma.

No Brasil, o mercado de energia solar ainda é muito mistificado apesar das recentes evoluções, muitas empresas iniciam suas atividades nesse ramo sem saber exatamente como operar.

O papel desta plataforma era facilitar e otimizar essa operação, além de ensinar as empresas como executar suas atividades da melhor forma.

O Processo de Design

O Processo de Design

O Processo de Design

Algumas etapas foram seguidas para garantir o sucesso da reformulação do produto, cobrindo todas as frentes necessárias

Algumas etapas foram seguidas para garantir o sucesso da reformulação do produto, cobrindo todas as frentes necessárias

Algumas etapas foram seguidas para garantir o sucesso da reformulação do produto, cobrindo todas as frentes necessárias

Identificando “gaps” na construção da plataforma

Identificando “gaps” na construção da plataforma

Identificando “gaps” na construção da plataforma

Por ter sido feita sem designers na equipe, existiam muitas falhas de usabilidade e interface desconexa com boas práticas de arquitetura de informação e modelo mental dos usuários. Nosso papel aqui era reverter esse cenário, o que nos levou à próxima etapa.

  • Fluxos intermináveis e confusos

  • Interface sem nenhum padrão

  • Arquitetura de informação sem hierarquia

  • Falta de revisão heurística

  • Baixa performance das funcionalidades

  • Nomenclatura de termos

Por ter sido feita sem designers na equipe, existiam muitas falhas de usabilidade e interface desconexa com boas práticas de arquitetura de informação e modelo mental dos usuários. Nosso papel aqui era reverter esse cenário, o que nos levou à próxima etapa.

  • Fluxos intermináveis e confusos

  • Interface sem nenhum padrão

  • Arquitetura de informação sem hierarquia

  • Falta de revisão heurística

  • Baixa performance das funcionalidades

  • Nomenclatura de termos

Por ter sido feita sem designers na equipe, existiam muitas falhas de usabilidade e interface desconexa com boas práticas de arquitetura de informação e modelo mental dos usuários. Nosso papel aqui era reverter esse cenário, o que nos levou à próxima etapa.

  • Fluxos intermináveis e confusos

  • Interface sem nenhum padrão

  • Arquitetura de informação sem hierarquia

  • Falta de revisão heurística

  • Baixa performance das funcionalidades

  • Nomenclatura de termos

Pesquisa qualitativa

Pesquisa qualitativa

Pesquisa qualitativa

Nesta etapa utilizamos entrevistas de aproximadamente 40 minutos a fim de aprofundar e conhecer o modelo mental dos usuários, identificando padrões para a construção das personas que direcionariam a reforma da plataforma (data driven design).

Nesta etapa utilizamos entrevistas de aproximadamente 40 minutos a fim de aprofundar e conhecer o modelo mental dos usuários, identificando padrões para a construção das personas que direcionariam a reforma da plataforma (data driven design).

Nesta etapa utilizamos entrevistas de aproximadamente 40 minutos a fim de aprofundar e conhecer o modelo mental dos usuários, identificando padrões para a construção das personas que direcionariam a reforma da plataforma (data driven design).

Etapas da Pesquisa

Etapas da Pesquisa

Etapas da Pesquisa

Consolidação da Pesquisa

Consolidação da Pesquisa

Consolidação da Pesquisa

Após realizar as entrevistas foi realizado um workshop para o agrupamento das informações. Esse agrupamento de dados é fundamental para nortear os resultados e insights da pesquisa. O primeiro passo foi preencher um quadro com todas as informações relevantes extraídas das entrevistas. Após essa etapa agrupamos as informações em categorias que identificamos com base nas informações listadas e por fim debatemos cada informação e extraímos informações e insights para o projeto.

Após realizar as entrevistas foi realizado um workshop para o agrupamento das informações. Esse agrupamento de dados é fundamental para nortear os resultados e insights da pesquisa. O primeiro passo foi preencher um quadro com todas as informações relevantes extraídas das entrevistas. Após essa etapa agrupamos as informações em categorias que identificamos com base nas informações listadas e por fim debatemos cada informação e extraímos informações e insights para o projeto.

Após realizar as entrevistas foi realizado um workshop para o agrupamento das informações. Esse agrupamento de dados é fundamental para nortear os resultados e insights da pesquisa. O primeiro passo foi preencher um quadro com todas as informações relevantes extraídas das entrevistas. Após essa etapa agrupamos as informações em categorias que identificamos com base nas informações listadas e por fim debatemos cada informação e extraímos informações e insights para o projeto.

Pesquisa quantitativa

Pesquisa quantitativa

Pesquisa quantitativa

Esta etapa teve como objetivo levantar dados em maior escala quanto ao uso da plataforma, coletando também alguns insights sobre como os usuários entendem que é sua operação ideal.

Utilizamos aqui os seguintes métodos:

  • Aplicação de CSAT e NPS com clientes (Via formulário)

  • Implementação do Hotjar

  • Implementação do Google Analytics e Tag Manager

Esta etapa teve como objetivo levantar dados em maior escala quanto ao uso da plataforma, coletando também alguns insights sobre como os usuários entendem que é sua operação ideal.

Utilizamos aqui os seguintes métodos:

  • Aplicação de CSAT e NPS com clientes (Via formulário)

  • Implementação do Hotjar

  • Implementação do Google Analytics e Tag Manager

Esta etapa teve como objetivo levantar dados em maior escala quanto ao uso da plataforma, coletando também alguns insights sobre como os usuários entendem que é sua operação ideal.

Utilizamos aqui os seguintes métodos:

  • Aplicação de CSAT e NPS com clientes (Via formulário)

  • Implementação do Hotjar

  • Implementação do Google Analytics e Tag Manager

Personas

Personas

Personas

O processo de construção de personas neste mercado tem uma complexidade muito grande, pois existem muitos atores em contato com a plataforma, nosso papel aqui, foi tentar condensar padrões de comportamento comuns a estes atores e traduzí-los para guiar a construção das jornadas. 

Aqui utilizamos as seguintes abordagens:

  • Protopersonas

  • Dinâmicas com times envolvidos

  • Brainstorming

O processo de construção de personas neste mercado tem uma complexidade muito grande, pois existem muitos atores em contato com a plataforma, nosso papel aqui, foi tentar condensar padrões de comportamento comuns a estes atores e traduzí-los para guiar a construção das jornadas. 

Aqui utilizamos as seguintes abordagens:

  • Protopersonas

  • Dinâmicas com times envolvidos

  • Brainstorming

O processo de construção de personas neste mercado tem uma complexidade muito grande, pois existem muitos atores em contato com a plataforma, nosso papel aqui, foi tentar condensar padrões de comportamento comuns a estes atores e traduzí-los para guiar a construção das jornadas. 

Aqui utilizamos as seguintes abordagens:

  • Protopersonas

  • Dinâmicas com times envolvidos

  • Brainstorming

Jornada do usuário e modelos de negócio

Jornada do usuário e modelos de negócio

Jornada do usuário e modelos de negócio

Estruturamos um modelo de jornada no qual o usuário passava por um fluxo “core” obrigatório, juntamente com opcionais para expansão de funcionalidades aumentando a remuneração. 

Estruturamos um modelo de jornada no qual o usuário passava por um fluxo “core” obrigatório, juntamente com opcionais para expansão de funcionalidades aumentando a remuneração. 

Estruturamos um modelo de jornada no qual o usuário passava por um fluxo “core” obrigatório, juntamente com opcionais para expansão de funcionalidades aumentando a remuneração. 

Wireframes e testes

Wireframes e testes

Wireframes e testes

Big Numbers após o processo

Big Numbers após o processo

Big Numbers após o processo

Conclusão

Conclusão

Conclusão

A pesquisa com os usuários nos possibilitou entender melhor esse público. Ao conhecer melhor o dia a dia desse perfil, identificamos suas dores e desejos, como eles interagem com sua usina, o que conhecem sobre essa tecnologia e o que podemos oferecer para que possam ter uma melhor experiência, além de pontos a serem explorados no futuro.

A pesquisa com os usuários nos possibilitou entender melhor esse público. Ao conhecer melhor o dia a dia desse perfil, identificamos suas dores e desejos, como eles interagem com sua usina, o que conhecem sobre essa tecnologia e o que podemos oferecer para que possam ter uma melhor experiência, além de pontos a serem explorados no futuro.

A pesquisa com os usuários nos possibilitou entender melhor esse público. Ao conhecer melhor o dia a dia desse perfil, identificamos suas dores e desejos, como eles interagem com sua usina, o que conhecem sobre essa tecnologia e o que podemos oferecer para que possam ter uma melhor experiência, além de pontos a serem explorados no futuro.

Copyright 2024 by Luiz Sérgio

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